Com o intuito de contribuir para o debate sobre o período de repressão política no Brasil, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai exibir filmes e promover debates sobre a ditadura militar, com a Mostra Cinema pela Verdade. O primeiro filme a ser exibido é “Infância Clandestina” (2012), de Benjamín Ávila, nesta quarta-feira (14), às 17h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). A entrada é franca.

A mostra ocorre até o dia 19, no CCSE e no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Ocorrendo simultaneamente em vários Estados, os filmes levam a temática da ditadura militar às universidades brasileiras, com exibições gratuitas, seguidas por debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos e pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

Em “Infância Clandestina”, o primeiro título da mostra, a história se passa na Argentina de 1979, durante a ditadura militar (1976-1983). Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina, da mesma forma que seu pai (César Troncoso), a mãe (Natalia Oreiro) e o tio Beto (Ernesto Alterio). Fora do berço familiar, ele é conhecido por outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar no país.

Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela. Baseado em fatos vividos na infância de Ávila, a trama mescla ficção e realidade em um roteiro construído por ele e pelo brasileiro Marcelo Müller. Segundo Ávila, o filme é uma forma de homenagear sua mãe, desaparecida em 1979, mas também “toda uma geração aniquilada pelos militares”.

Para os debates que ocorrem após a exibição, já estão confirmadas as presenças do político Paulo Fonteles Filho e dos críticos de cinema Luzia Miranda e Marco Antônio Moreira. A mediação será feita pela pró-reitora de Extensão da Uepa, Marize Duarte.

A Mostra Cinema pela Verdade é promovida pelo Instituto Cultura em Movimento, em parceria com o Ministério da Justiça, em universidades dos 27 Estados da federação, entre maio e agosto deste ano. O projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco no período da ditadura militar no Brasil.

Serviço: exibição de “Infância Clandestina”, na Mostra Cinema pela Verdade, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), que fica no campus I da Uepa, na travessa Djalma Dutra, s/n. Sessão às 17h30, com entrada franca.

Por Ize Sena

FONTE: http://agenciapara.com.br/Noticia/56021/uepa-recebe-a-mostra-cinema-pela-verdade-com-filmes-sobre-a-ditadura