Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (19/03), o projeto de criação da Comissão da Verdade no Pará. O projeto – enviado pelo Governo do Estado – recebeu emendas dos parlamentares para incorporar a proposta aprovada antes de criação de uma comissão no âmbito do legislativo.

“Concordamos em suspender a instalação da comissão estadual do legislativo para avaliar a proposta do Executivo e incorporar as duas propostas em uma única comissão”, explicou o deputado Carlos Bordalo (PT). “Nossa avaliação é que agora temos uma comissão que realmente tem condições de fazer o necessário em nome da memória e da democracia no Pará”, destacou.

Em novembro do ano passado, os deputados já haviam aprovado o projeto de resolução nº. 05/2012, de autoria do parlamentar, que estabelece a criação da Comissão Parlamentar Estadual da Verdade no âmbito do Poder Legislativo.

A nova comissão será formada por nove integrantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Arquivo Público, da Secretaria de Segurança Pública, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, por representantes da OAB, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, do Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, Conselho Regional de Psicologia e Sindicato dos Jornalistas do Pará.

O projeto foi aprovado em todos os turnos e agora segue para sanção do governador do Estado.

Fonte: Sessão de Imprensa e Divulgação da Alepa com modificações do Blog – http://bordalo13.blogspot.com/2014/03/para-tera-comissao-estadual-da-verdade.html