O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) apresentou moção nesta terça-feira (19.11), durante sessão na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), solicitando ao governo do Estado a imediata instalação da “Comissão Estadual da Verdade”.

No documento, Bordalo argumenta que a instalação da comissão é importante “para revelar os vários incidentes de abusos de poder e violações dos direitos humanos, como prisões, torturas e mortes, ocorridas no país no período da Ditadura Militar”.

“É importante que as gerações de hoje e de amanhã tenham conhecimento do que foi este período, para que nunca mais permitamos que no Brasil volte a acontecer regimes totalitários que impeçam as pessoas de pensar, de se organizar”, disse Bordalo.

“A exemplo do Governo Federal, que implantou em 2012 a Comissão Nacional da Verdade e do Sindicato dos Jornalistas do Pará, que criou sua comissão com intuito de levantar informações de violência sofridas pelos jornalistas do estado na época da Ditadura Militar; o executivo deveria instalar imediatamente a Comissão Estadual da Verdade, a fim de apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas no período da Ditadura Militar”, reforçou Bordalo, que é o autor do Projeto de Lei (nº 5/2012) que cria a Comissão da Verdade no âmbito da Alepa, apresentado em plenário durante a sessão desta terça-feira (20.11).

Na segunda-feira (18.11), o deputado Carlos Bordalo, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, esteve reunido no Conselho Regional de Psicologia do Pará/Amapá com representantes da Comissão Nacional da Verdade, Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia, Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos do Pará, Comissão da Verdade dos Jornalistas do Pará; além de vereadores.

Na ocasião, foi tratado sobre a necessidade de unir esforços para que se possa resgatar fatos ainda desconhecidos de grande parte dos brasileiros.

FOTO: Angelina Anjos

FONTE: http://bordalo13.blogspot.com/2013/11/bordalo-pede-imediata-instalacao-da.html